22 outubro 2014

São Miguel dos Milagres: o paraíso de águas claras e vida mansa em Alagoas

São Miguel dos Milagres é um lugar pacato, de povo simpático e hospitaleiro. Seus moradores se encontram nas calçadas no final da tarde para jogar conversa fora e apreciar o movimento dos carros. Quem procura badalação, esse definitivamente não é o lugar.
O colorido de São Miguel dos Milagres

A estrutura das praias normalmente é aquela oferecida pelas pousadas, não existem barracas ou quiosques, nem mesmo vendedores ambulantes (graças a Deus!). Sinal de celular somente da Tim e da Claro, mas também não é muito garantido. Pegamos dias de muita chuva (muita mesmo), e a Tim não funcionou nem com milagre de São Miguel. Às vezes isso faz um bem danado...

Uma imensidão de tranquilidade: Milagres é assim

A 106 km de Maceió (litoral norte), a vila de pescadores tem mercadinhos, artesanato modesto e muita, muita beleza natural. Milagres tem praias de areias claras e finas, um mar de águas cristalinas e mornas, piscinas naturais e muita tranquilidade. Sem falar que toda essa beleza é emoldurada por uma imensidão de coqueiros, característica marcante do apaixonante litoral alagoano.
Moldura do litoral de Alagoas

São Miguel dos Milagres com chuva (e com crianças!)

Embora tenhamos passado pela cidade no final de abril/ início de maio, que ainda não é temporada de chuvas no Nordeste, pegamos dias de muita chuva e muito vento, proporcionando uma sensação térmica de 25º. Pode parecer incrível, mas sentimos um pouco de frio... no Nordeste!


Não tem muita coisa para fazer no vilarejo com chuva. E o quadro se agrava ainda mais se você estiver com crianças. Para piorar, o sinal da internet também pode te deixar na mão. Portanto, vá prevenido com livros, DVD's, brinquedos, joguinhos e livros para colorir. É uma verdadeira prova de fogo se virar sem Discovery Kids, sem internet e sem praia (e sem telefone para conversar com a vovó). 

Depois das chuvas, a água do mar sempre fica um pouco mais turva do que de costume, mas continua sendo um convite ao relaxamento total. As algas também são um ponto negativo, é meio desconfortável caminhar sobre elas, mas é uma característica do litoral alagoano.
Praia do Riacho

Mas o Nordeste não aguenta esconder o sol por muito tempo, e quando ele aparece aí a diversão é garantida! Neste caso, a recomendação é a de sempre: muito protetor solar e água!

Praia do Riacho

Rota Ecológica | Como chegar a São Miguel dos Milagres saindo de Porto de Galinhas

Saímos de Porto de Galinhas, em Pernambuco, rumo a São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Descemos pela PE – 060, uma estrada em bom estado de conservação, porém pouco sinalizada.

Após a divisa de Pernambuco com Alagoas, continuamos pela AL – 101 até a altura de Maragogi. Após Maragogi, pegamos a entrada que leva para Japaratinga, através de uma via estreita de paralelepípedos, cercada de casas, escolas e pessoas de moto e bicicleta pelas ruas, além de alguns trechos de terra, o que nos obriga a reduzir a velocidade e redobrar a atenção – principalmente se você passar por lá no horário de saída das escolas, como foi o nosso caso.
Coqueiros e caminhões... muitos!

É um trecho belíssimo da viagem, pois o mar, protegido por um cenário natural de imensos coqueiros inclinados, está em boa parte do tempo do nosso lado esquerdo. A gente acha que não vai chegar nunca, mas é só seguir com fé, apreciando a paisagem. Se tiver tempo sobrando, Japaratinga também conta com várias pousadas bonitinhas e alguns restaurantes.

Siga as indicações para Porto de Pedras

Seguimos até a balsa que atravessa o rio Manguaba e leva até Porto de Pedras. Desça do carro e faça algumas fotos, é lindo! Se der sorte de pegar o sol se pondo, aí é espetáculo garantido! O trajeto é rápido e tranquilo, e custou R$ 10,00. Chegando em Porto de Pedras é só continuar a estrada, margeando o litoral, e depois de aproximadamente 7km já é possível ver indicações de pousadas nas ruas transversais ao passar pelo centro de São Miguel dos Milagres.
Na balsa

Embora a balsa funcione diariamente das 06h às 00h segundo os locais, não recomendamos fazer essa viagem à noite. Existe muito pouca sinalização em direção a Milagres. Em determinado momento cheguei até a me perguntar se esse lugar existia mesmo! :) Se você chegar e a balsa não estiver, existe um telefone para contato – se você se sentir inseguro, cheque com sua pousada sobre o serviço. Nós usamos este telefone, a pessoa que atendeu disse “agora mesmo” e não levou 2 minutos e a balsa já estava ao alcance dos olhos.
Se a balsa não estiver, não espere! Ligue-balsa!

Nossa viagem de Porto de Galinhas até São Miguel dos Milagres durou cerca de 4 horas, com uma pequena pausa para um café. Viajamos com calma e pegamos um trecho da viagem à noite, então toda prudência é bem-vinda, ainda mais com crianças.
Chegando em Porto de Pedras

++ Veja todas as fotos desta viagem no nosso Instagram @karlaalvesleal, marcadas com a #hashtag #CariocandonoNordeste

 ++  Para ver todos os posts desta viagem Cariocando no Nordeste 2014 - clique aqui

>> Para mais informações sobre São Miguel dos Milagres, visite o site da Prefeitura.
>> O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, tem ótimos posts sobre a região. Não deixe de ler!
>> A Priscila Reis, do blog Voali, também tem dicas de Milagres com crianças.
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer dicas de hospedagem em São Miguel dos Milagres? Veja nossas sugestões no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

3 comentários:

  1. Fico imaginando este lugar lindo! Quero conhecer também.
    AH, e o irmão dele também, o São Miguel do Gostoso, no RN. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Miguel está bombando, tanto o Gostoso quanto o dos Milagres! rs
      Beijos :)

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo