13 outubro 2014

Visconde de Mauá e arredores | O que fazer e onde comer

Nossa viagem para Visconde de Mauá foi uma das poucas que fizemos sem pesquisar nada, absolutamente nada antes de ir. Chegamos lá "no escuro", sem saber por onde começar. Nosso ponto de partida foi o quiosque de informações turísticas que fica logo na entrada da vila, quase em frente à igreja, e que funciona muito bem! Lá recebemos um mapa da região, assim como dicas de restaurantes, passeios, cachoeiras e lojinhas de artesanato local.

A região de Visconde de Mauá é composta de parte dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e dos municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. A Pedra Selada e o Pico das Agulhas Negras emolduram esse lindo e pacato cenário interiorano, que se divide em três vilas: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila de Maromba.

O "quintal" da fazenda onde nos hospedamos

Não chegamos a conhecer Maromba, famosa por seu ar mais hippie e suas cachoeiras. Já a Vila de Mauá era nosso ponto de partida diário. Mauá me passou a impressão de ainda conservar a tranquilidade de um lugar que até muito pouco tempo atrás não tinha sua estrada asfaltada, o que dificultava o acesso e também o progresso de certa forma, mas que se torna um bom refúgio para aqueles que buscam a calmaria e o clima de cidade do interior.

A vila de Maringá na verdade foi uma grande surpresa pra mim, pois eu não fazia ideia de que, na realidade, tudo (ou quase tudo) acontece ali, e não em Mauá como eu imaginava. Seja em Maringá de Minas ou na Maringá carioca, onde apenas uma pequena ponte sobre o rio Preto nos leva caminhando aos dois Estados deliciosos, é lá que o turista vai encontrar bons restaurantes, artesanato local e mais movimento, tanto durante o dia quanto à noite. Dica: pare o carro do lado mineiro e explore a região à pé.

Compartilho abaixo nossas descobertas e espero que, assim como eu, você também possa se encantar por esse cantinho gostoso do nosso país.

Visconde de Mauá

* Aldeia dos Imigrantes - Vila de Visconde de Mauá
-> Uma espécie de galeria, "mini shopping" com lojinhas de quitutes locais e produtos artesanais lindos - no Café Pequeno tem produtos deliciosos! Chegando lá, procure pela Carolina Llerena, que além de vender produtos lindos em sua loja, também coordena um curso chamado Arte de Viver, que nos ensina a ser feliz "aconteça o que acontecer". Vale a pena conhecer esta ideia!

Aldeia dos Imigrantes

* Museu Duas Rodas
-> Um museu administrado pelo Robson Pauli, um apaixonado por motos e bicicletas, e que conseguiu organizar um acervo muito interessante com peças de épocas distintas e cheias de peculiaridades. O museu fica em Alcantilado, na parte mineira, e o caminho até lá é bem chatinho, daqueles que quase te fazem desistir. Mas chegando lá a empolgação do Robson é tão grande que a gente se vê envolvido em um monte de história curiosa e acaba esquecendo o percurso.

www.museuduasrodas.com.br | (24) 9268-0979 | museuduasrodas@yahoo.com.br
Horário: diariamente das 9h às 17h, mas recomendo telefonar antes para não correr o risco de perder a viagem.

Museu Duas Rodas


* Cachoeira Santa Clara
Um lugar que equilibra perfeitamente a natureza exuberante e a paz. Impossível descrever em palavras a beleza deste lugar incrível!

Entrou pra lista dos lugares que precisamos voltar no verão e aproveitar mais!

Cachoeira Santa Clara

Maringá
* Cantina Italiana D' Corleone
Fica bem no centro da Maringá carioca, na Travessa do Visconde, pertinho da ponte dos pedestres que liga "as duas Maringás". Tem um atendimento simpático e alto astral, e uma truta grelhada caprichada na cebola (além de diversas opções de massas e molhos). O restaurante ainda pensa nas crianças e oferece desenhos e lápis de cor, o que sempre apreciamos!


Cantina Italiana D'Corleone

* Sorvete finlandês
Velho conhecido em Penedo, o sorvete artesanal finlandês é vendido a quilo e o preço é quase padrão Europa (R$ 75 kg), mas é sempre bom se refrescar depois de caminhar pela região. Um sorvete de doce de leite com brownie quentinho (a quilo) custou cerca de R$ 16,50.

Sorvetim geladim...

* Marioca
Foi bem recomendado e não decepcionou. A família se dividiu entre comida japonesa, sopa quentinha  e tapioca, mas também servem trutas, fondue e crepes. À noite rola música ao vivo e enche rapidamente, portanto, chegue cedo!

Centro de Maringá "carioca" - em frente ao D' Corleone | (24) 3387-1320 | www.facebook.com/mariocamaringa

Japa da Marioca

Pra levar pra casa:
- Bolo húngaro, um bolo que perfuma a casa feito com nozes, castanha do pará, passas e canela. Um lojista me disse que algumas pessoas preferem deixar o bolo ficar mais velho, e com isso mais seco, para poder comer. É muito fácil de encontrar pelas lojinhas da cidade. | www.bolohungaromaua.com.br

Mimos que ganhamos dos proprietários da fazenda onde nos hospedamos

>>> Clique aqui para ler nosso post exclusivo sobre o premiado restaurante mineiro Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá

>>> Veja todas as fotos desta viagem que postamos ao vivo no Instagram @karlaalvesleal, através da hashtag #CariocandoemMaua.

> Para mais informações sobre a região:
www.visiteviscondedemaua.com.br

> Ponto de informações turísticas Mauatur:
(24) 3387-1283 | Segunda à quinta, das 10h às 18h/ Sábados, das 09h às 19h/ Sextas, das 10h às 22h/ Domingos, das 10h às 17h

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Visconde de Mauá? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

2 comentários:

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo