As cigarras cantavam anunciando o dia quente. Os passarinhos perambulavam de um lado a outro e, no horizonte, o vaivém dos aviões harmonizava com um dos cenários mais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa. Enquanto o Rio de Janeiro ferve lá embaixo, calmaria é a palavra de ordem no Altos de Santa Teresa Guest House.
O casarão de 1904, escondido na Floresta da Tijuca, passou a funcionar como guest house desde 2004. É difícil não rotular como hotel, mas eles preferem ser chamados de "guest house" mesmo, pois o dono mora lá (e os funcionários também) e a ideia principal é fazer com que os hóspedes se sintam em casa. O local também já funcionou como pensão internacional e depois como uma fábrica de balões (hélio).
Localizado no tradicional bairro de Santa Teresa, o casarão conserva a calmaria da região, e ao mesmo tempo está perto da boemia da Lapa. Ou seja, alguns minutinhos entre descidas e subidas e a gente pode ter agito ou badalação. Tem seu lado "isolado do mundo", mas a 5 minutos de caminhada é possível pegar o ônibus que leva até o Largo do Machado, com fácil acesso ao metrô.
O casarão que abriga a hospedagem respira arte, e a decoração é fruto de muito bom gosto. Com o conceito de "boutique hotel", o Altos de Santa Teresa Guest House tem apenas 8 quartos, sendo 6 da categoria standard e 2 da master. O mobiliário mescla os estilos colonial e contemporâneo, preservando toda a história que passou por ali. Às vezes até me perguntava como alguém foi descobrir aquele lugar tão escondido! Mesmo tendo passado por vários donos, uma coisa não mudou: a esplendorosa vista da cidade é valorizada através de enormes vidraças e janelões antigos.
O quarto
Ficamos hospedados na Suíte Master Topázio Imperial. A outra suíte se chama Esmeralda e a diferença entre elas é que uma tem hidromassagem no quarto, e a outra tem a vista para o Pão de Açúcar. Difícil escolha, não? Eu até estava precisando relaxar mesmo, mas acordar com esse visual é bastante tentador também! :)
O quarto é enorme; se somar à varanda certamente é maior que a minha casa. Tem cofre, closet com espelho de corpo inteiro (#sonho), escrivaninha retrô, frigobar, televisão com canais pagos, poltronas macias, duas pias, secador de cabelo e amenities da marca Mahogany.
Segundo a Antonella, gerente super bacana do hotel, esse quarto é o queridinho das noivas. É que o local é muito procurado para o "Dia da Noiva" e noite de núpcias, pois além de ser o ambiente perfeito para relaxar, é também o cenário ideal para fotografias inesquecíveis, como pede o momento.
Todos os quartos, mesmo os da categoria Standard, são equipados com cama king size. Gente, quando eu crescer eu quero ter uma cama dessas! É boa demais!!! Deve caber umas 10 pessoas ali! Mas falando sério... uma cama dessas e uns chocolatinhos de boas vindas, delícia, não?
Lazer
Este é o lugar perfeito para relaxar, desacelerar e desconectar. Tem uma piscina boa, com espreguiçadeiras e toalhas fornecidas pelo hotel, sem custo adicional. Aproveitei um pouco o sol que batia ali, porque minha coragem só me permitiu molhar os pés. :)
Mas a queridinha dos hóspedes, o ponto alto do local é, sem dúvidas, a hidromassagem. Água aquecida, jatos fortes, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara. Praticamente uma moldura natural tendo como protagonista o Pão de Açúcar.
>> Clique aqui para consultar tarifas
>> Clique aqui para consultar tarifas
Tá, vai... também tem o Cristo Redentor! É, literalmente, um lugar abençoado! :) Um verdadeiro privilégio ter ao alcance do olhos os dois cartões postais mais lindos e famosos do Rio de Janeiro.
Apesar de ter foco maior no público europeu, o hotel oferece o serviço de day use - é quando você paga para utilizar a estrutura do local por um dia, sem acesso ao quarto. Dá para aproveitar a piscina ou a hidro, ler um livro na sala de estar, relaxar... e depois voltar para a dura realidade! rs
Café da manhã
O café da manhã é simples, mas tem de tudo um pouco: pão de queijo, pão de forma, cereais, frutas, frios, iogurte, suco e um bolo de macaxeira delicioso feito lá mesmo - e cujo aroma me maltratou na véspera, enquanto assava no forno!
Facilidades
Como o local serve apenas café da manhã e lanches rápidos (misto quente, por exemplo), eles permitem que o hóspede peça refeições por telefone e fornecem pratos e talheres sem custo - tem panfletos no quarto. É só se antecipar um pouquinho à fome, pois devido à localização, os pedidos podem levar até 1 hora para serem entregues. Pedimos uma comida japonesa bem gostosinha com preço ótimo. Também é permitido levar bebidas e usar o frigobar, mas os preços do cardápio estão dentro da realidade.
Para quem preferir sair para comer ou passear, outra facilidade é a chave do portão principal. Cada hóspede recebe duas chaves - da porta do quarto e do portão - e com isso podem ficar à vontade para chegar a hora que quiserem, pois o serviço de funcionários é das 07h às 23h.
A guest house oferece wi-fi grátis, mas o sinal estava intermitente durante minha hospedagem.
------------------------------------------------------------
Altos de Santa Teresa Guest House
Rua Almirante Alexandrino, 3476 - Santa Teresa | Rio de Janeiro/ RJ
Tel: (21) 2552-5824 | 9.8712-5824
* Não aceita cartões de crédito
** Não cobra 10%, estacionamento e nem o uso do cofre
www.altosdesantateresa.com.br
Para consultar tarifas e disponibilidade, clique aqui
> Avaliação 8,7 no Booking
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
Nossa, que maravilha de Hotel, ou melhor, "Guest House"!
ResponderExcluirTudo muito lindo, de um bom gosto fenomenal! E as vistas panorâmicas... demais!
Realmente um sonho de lugar para se relaxar do corre corre diário!!!
Amei!!!