26 maio 2014

Buenos Aires Bus: uma boa alternativa para conhecer a capital da Argentina

* Post atualizado em Maio/ 2017

Durante o planejamento da nossa viagem à Argentina, não havia lido nada referente ao Buenos Aires Bus. Chegando à cidade, passamos por acaso por um ponto no bairro da Recoleta, pedimos algumas informações e achamos uma boa alternativa para conhecer a cidade, considerando principalmente que estávamos com uma criança e uma pessoa idosa.




O ônibus oferece fones de ouvido e todo o percurso é explicado através de um áudio gravado e sincronizado com os lugares que passamos. São dez idiomas disponíveis, incluindo o português. Compramos o bilhete de um dia e conseguimos aproveitar bem, mas também existe o de dois dias. Junto com o bilhete vem um mapa da cidade com o itinerário do ônibus e o horário aproximado que ele passa nas estações, que varia no inverno e no verão (no verão tem mais opções). Tem também algumas propagandas de lojas parceiras que oferecem desconto para os passageiros.


O carrinho do Theo também passeou conosco e ficou no espaço destinado a deficientes físicos, conforme orientação do motorista. Se esse espaço estivesse ocupado, o jeito seria colocá-lo embaixo dos nossos pés.



Viajamos em setembro e pegamos dias muito quentes e dias muito frios. Nos dias frios, obviamente a parte interna é a mais concorrida. No fim do passeio, já caindo a tarde, só conseguimos lugar na parte aberta, e eu diria que é congelante! Por sorte uma alma caridosa cedeu lugar e o Luiz desceu com o Theo... beeeem mais quentinho! 
Friooooo!!!!

Como ficamos hospedados na Recoleta, embarcamos no ponto do próprio bairro, que fica bem próximo ao Cemitério. São 25 paradas nos principais pontos turísticos da cidade: Avenida de Mayo (Casa Rosada, Catedral, Café Tortoni), Congreso Nacional, Centro Comercial Monserrat (outlets e restaurantes), Defensa, San Telmo, Usina de Las Ideas, Estadio Boca Juniors, Bar El Estaño 1880, Caminito, Madero Este (Monumento al Tango), Puerto Madero (Puente de la Mujer, Fragata Sarmiento, Corbeta Uruguay), Puerto (embarque do Buquebus), Galerias (Galerias Pacifico), Plaza San Martin, Floralis Generica, Alcorta/ MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA, Museo Evita, Shopping Paseo Alcorta), Planetario (Planetario de Buenos Aires, Jardín Japones), Rosedal, Barrio Chino (bairro chinês), Museo Larreta, Las Cañitas, Zoologico (Jardín Zoologico de BuenosAires, Plaza Italia, Jardín Botánico), Recoleta (Centro Cultural Recoleta, Basílica Nuestra Señora del Pilar, Cemitério, Alvear Palace Hotel, Embaixada do Brasil, Patio Bullrich), Teatro Colón (Teatro Colón, Obelisco).

Nosso objetivo não era descer e subir em todas as estações, mas ter nosso acesso facilitado àqueles lugares que consideramos "mais distantes" de onde estávamos, e também de certa forma "dar uma geral" na cidade com um pouco mais de conforto e praticidade (lembram que o Theo e minha avó estavam na bagagem?). E com isso escolhemos dois pontos para descer e aproveitar: Caminito e Puerto Madero.

** Conhecendo o Caminito **

Nossa primeira parada foi no Caminito. Sempre tive muita curiosidade para conhecer esse ponto turístico famoso e multicolorido de Buenos Aires. Eu adoro cores e foi muito legal passear por ali. Poderia ter sido melhor não fosse a quantidade de ambulantes assediando os turistas o tempo todo. Foi tão desagradável que acabou tirando um pouco o brilho da visita (traduzindo, me irritou). É um local excessivamente turístico, e com isso tudo ali é muito caro e lotado de pessoas, mas também pode ser uma oportunidade para quem quer almoçar ao som de Carlos Gardel (naqueles restaurantes para turistas, é bom lembrar).


É no Caminito que a gente esbarra com Diego Maradona, ou pode dar um tchau para Evita Perón. Tem diversas figuras como estas espalhadas por ali e que despertam a curiosidade das crianças.

 Se você quer tirar aquela foto clássica dançando tango, esse é o lugar! Não vai faltar é gente para oferecer o serviço. Também dá para apreciar pintores em ação criando quadrinhos coloridos e com a cara do lugar.


Não ficamos mais que duas horas por ali. Nós só caminhamos pelas ruas, tiramos fotos, minha mãe entrou em algumas lojinhas de souvenirs e logo nos dirigimos para o ponto para esperar o ônibus novamente. Mesmo com certa decepção, gostei de conhecer o Caminito.




** Descendo em Puerto Madero **

Voltamos ao ônibus e seguimos até Puerto Madero. Já estava na hora do almoço e começamos a procurar o restaurante Siga La Vaca (clique para ler o post). Depois de andarmos muuuito e mais um pouco, finalmente chegamos ao restaurante. Após almoçarmos, seguimos nossa caminhada por ali,  e Puerto se mostrou um lugar muito bonito e agradável, embora um pouco deserto. Caminhamos até a Fragata Sarmiento, o navio-museu que fica atracado em Puerto Madero.

Puerto Madero

A volta do passeio é que foi a parte do perrengue. Depois de uma tarde agradável na região, ficamos muuuito tempo esperando o Buenos Aires Bus. Nós estávamos de férias, mas os argentinos, não. Já passava das 17h, ou seja, horário de rush no trânsito e muitos carros na rua. E infelizmente o horário do ônibus é diretamente afetado pelo trânsito da cidade, não tem jeito. Chegamos a pensar que estávamos esperando no lugar errado, mas logo nos juntamos a outros brasileiros e nos certificamos que era ali mesmo. De qualquer forma, o Buenos Aires Bus foi uma excelente alternativa para conhecer Buenos Aires com conforto, e não esqueça: o cartão do ônibus ainda dá desconto em diversos estabelecimentos na cidade.

*****************************************************************************
Atualização - Maio/ 2017
De volta à capital da Argentina em Abril/ 2017, o Buenos Aires Bus fez parte novamente do nosso roteiro. É uma ótima opção de "visita guiada" com uma bela panorâmica da cidade.


Nossa primeira parada desta vez foi no centro da cidade, e de lá exploramos à pé a famosa Calle Florida, conhecemos de perto a Casa Rosada e entramos na belíssima Catedral de Buenos Aires. Seguimos caminhando pela Calle Defensa, onde acontece a tradicional Feira de San Telmo aos domingos, e fomos até a famosa estátua da queridinha Mafalda, que fica no cruzamento com a Calle Chile.


Pegamos novamente o Buenos Aires Bus, no bairro de San Telmo mesmo, e seguimos novamente para o Caminito, e desta vez conseguimos explorar com mais calma cada cantinho dele.

Como o bairro (La Boca) vai ficando deserto à medida que se aproxima o horário de encerramento do comércio, pegamos o ônibus por volta de 17h para retornar. Aproveitamos para seguir o percurso do ônibus sem pressa e esticamos até Palermo, curtindo cada detalhe deste bairro delicioso já acendendo suas luzes.

Caminito

Como validamos o nosso ticket às 11h, ainda era possível embarcar no ônibus até as 11h do dia seguinte (ele é válido por 24h ou 48h), e assim fizemos. Embarcamos no ponto da Recoleta e aproveitamos a oportunidade para voltar novamente ao centro da cidade.



* Agradeço à Ente de Turismo de Buenos Aires que nos forneceu os ingressos para o Buenos Aires Bus nesta viagem (2017). Minha opinião é isenta e reflete a experiência real durante o passeio.

------------------------------------------------------------
Buenos Aires Bus – Ônibus turístico
Tickets de 24h e 48h
Crianças até 3 anos não pagam e até 11 anos pagam uma tarifa especial | Pessoas com necessidades especiais não pagam. | Grupos familiares têm preços diferenciados.
Compre o bilhete online, no próprio ônibus e nas paradas onde há quiosque do Buenos Aires Bus
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!

2 comentários:

  1. É muito bom curtir Buenos Aires! E nesse Ônibus que fomos é muito melhor porque nos dá a oportunidade de conhecer vários lugares. Foi ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá! procurei vários post sobre o valor do ônibus. Sabe dizer se pessoalmente tem diferença de valor? estou achando super inflacionado! Já usei em 2011, uma amiga foi em 2016.2 e numa das suas fotos tem 120 pesos. NO site diz que está 490 pesos. Te agradeço se souber informar o valor que viu pessoalmente. Abs Aline Freire

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo