26 março 2014

Rio de Janeiro | Museu Militar Conde de Linhares

Depois da nossa visita ao Museu Nacional, ficamos empolgados para explorar a região de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. São Cristóvão é um bairro tradicional com localização privilegiada, perto do Maracanã e do centro da cidade (Av. Presidente Vargas, Sambódromo etc). É bem central, perto da zona norte e da zona sul, com uma estação de metrô que facilita a chegada ao bairro, mas que sofre certa desvalorização por causa da proximidade com a Mangueira (embora algumas construtoras estejam investindo em novos empreendimentos no bairro).

Mas São Cristóvão também é cheio de programas culturais interessantes como a Quinta da Boa Vista, o próprio Museu Nacional que já falei aqui, o Zoológico (que merece uma revitalizada urgente!) e o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão), por exemplo. E dessa vez decidimos conhecer o Museu Militar Conde de Linhares, aquele que chama a atenção pelos tanques e canhões quando a gente passa na lateral da Quinta da Boa Vista.
Chegamos ao Museu depois de um almoço na arretada Feira de São Cristóvão, que fica a poucos minutos dali. Assim que entramos me chamou a atenção o estacionamento amplo e gratuito no pátio do Museu. Fomos até a recepção comprar nossas entradas, que custa R$ 4,00 (e tem meia entrada), mas militar é isento e com isso ninguém pagou (eu, Luiz e Theo). Pegamos nosso folheto explicativo e entramos. Vou me ater mais à parte prática da visita do que à parte histórica, pois não quero estragar o seu passeio. :)

Entrada do Museu Militar. À esquerda, fica exposto convite para a inauguração do Museu em 1998

Assim que entramos, logo de cara ficamos impressionados com a organização do local: ambiente climatizado, placas informativas escritas em português e inglês, e em alguns pontos até em braile, objetos bem preservados... um exemplo a ser seguido.

A limpeza dos ambientes e a quantidade de lixeiras, principalmente na área externa, também impressiona, e com isso não se vê um papel no chão... apenas as folhas de outono caindo sem parar das lindas amendoeiras (ô sombra boa!).

Nota dez também para o quesito acessibilidade: rampas para deficientes físicos - mas que também facilitam e muito a vida de famílias com carrinhos de bebês - estão por toda parte.

A primeira exposição, que faz parte do acervo permanente, fala sobre a Evolução do Armamento. Eu confesso que fiquei pensando se seria legal para o Theo, com 3 anos, ver tanta arma por metro quadrado....

... mas ele passou batido, como sempre, e ficou curioso mesmo com as vestimentas dos índios expostas logo na entrada e com essa caverna com um homem ajoelhado quase do tamanho dele.

Em seguida passamos por uma sala repleta de canhões, mas que o Theo logo descobriu uma nova finalidade pra eles:

Tem canhões de todos os tipos e calibres...

... e também alguns modelos de tanques usados na Guerra pelo Exército Brasileiro.

Passamos por uma sala com um "túnel", segundo o Theo, cujo sensor ativava a Canção do Expedicionário e o figura do meu filho saiu dali marchando. Sério!

Parte do acervo de exposições permanentes, a sala dedicada à Major Elza exalta a importância e as condecorações recebidas pela primeira enfermeira voluntária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a II Guerra Mundial.

A parte que eu mais gostei foi quando entramos em uma sala e os faróis do Jeep se acenderam! Me senti dentro do filme A Noviça Rebelde, fugindo junto com a família Von Trapp! #adoro

Encerramos a parte interna do passeio e fomos para o pátio, repleto de canhões e tanques cheios de história.

Adorei esse "vagão-canhão", com direito a trilho e tudo!

Corre pra foto!
 Embora protegida do sol, essa área coberta é beeem quente.

O Theo ficou soltinho com tanto espaço. E embora seja um Museu bacana e muito bem organizado, me surpreendeu a quantidade de visitantes: pouquíssima gente! :(

Lá no fundo da foto fica o amplo estacionamento

Apesar do calor infernal que fazia, é uma área linda, enorme e com bancos estrategicamente posicionados para que os visitantes descansem um pouco e apreciem as belas amendoeiras que balançam com o vento. Enquanto o Theo corria pra lá e pra cá, aproveitei para sentar um pouco à sombra das árvores.

Área externa do Museu Militar

Os dois bebedouros com água geladinha sem dúvida nenhuma foram a parte favorita do passeio para o Theo. A primeira vez a gente nunca esquece (e pede "de novo" umas milhões de vezes!)

Estreando nos bebedouros!

Nosso passeio não durou mais que 2 horas, adoramos e recomendamos! Mensalmente acontece um encontro de veículos antigos que é bem concorrido e nós certamente voltaremos para prestigiar.

Trecho da carta do então Tenente-Coronel Castelo Branco durante a campanha da FEB na Itália, em 1945

Acompanhe nossas aventuras pelo Rio de Janeiro no Instagram pelas hashtags #ExplorandooRJ e #CariocandonoRJ. Marque suas fotos também!

Clique nos links em azul para ver nossa visita ao Museu Nacional e ao Espaço Cultural da Marinha (Ilha Fiscal e Passeio a bordo do Rebocador Laurindo Pitta)

------------------------------
Museu Militar Conde de Linhares
Avenida Pedro II, nº 383 - São Cristóvão | Rio de Janeiro/ RJ
Informações sobre visitas guiadas: mmcl.museo@fortedecopacabana.com (* Esperei 3 dias para postar sobre o Museu aguardando resposta ao meu e-mail solicitando informações, mas infelizmente ninguém respondeu)
Entrada inteira: R$ 4,00 - Militares e seus acompanhantes não pagam
------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!