30 setembro 2015

São Paulo | As surpresas do Catavento Cultural

Sabe aquele montão de coisas que a gente passa anos e anos na escola estudando? E aquela decoreba só pra passar na prova, lembra? No Catavento Cultural a gente aprende tudo isso brincando! É um lugar fascinante bem no centro de São Paulo (pertinho do Mercadão), e eu o incluiria naquele velho clichê viajante: "visita obrigatória", principalmente se você vai com crianças. Se não for com elas, tudo bem! Torne-se uma e divirta-se!


Primeira surpresa: a grandiosidade do lugar. O Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo dedicado à ciência, e fica em um espaço gigantesco de mais de 4.000 m², tombado pelo Patrimônio Histórico, onde funcionou o Palácio das Indústrias, cujo prédio demorou 13 anos para ser construído. Conseguem imaginar a beleza da arquitetura?

A proposta do lugar é apresentar a ciência de forma lúdica, atraente e instigante para todos os visitantes, sejam eles adultos ou crianças. E aí, pronto para descobrir qual eletrodoméstico gasta mais energia aí na sua casa?

TV, computador, ferro de passar...?

O museu é divido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O Universo mostra as curiosidades do sistema solar, do nosso Planeta Terra, passando pelas galáxias, pela história da astronomia...


... e tem a sala Biomas, com cenários naturais brasileiros e suas faunas.


A seção Vida mostra a evolução do homem, passando pelas aves, pelo corpo humano, fazendo uma viagem ao fundo do mar, e incluindo também a mais nova atração do espaço: o borboletário. 

Ouvindo o passarinho cantar no meu ouvido...

O borboletário fica na área externa do Catavento, no meio de um jardim lindo e super bem cuidado. Um dia de céu azul deixa tudo ainda mais bonito. As visitas têm horário marcado, portanto, garanta sua vaga assim que chegar ao museu - o número de visitantes é limitado.

>> Clique aqui para pesquisar hotéis em São Paulo

Agende seu encontro com a borboleta assim que chegar ao museu!

A seção Engenho foi, talvez, a que mais me remeteu à infância, com aquelas brincadeiras clássicas de eletromagnetismo. Afinal, quem nunca se divertiu arrepiando os cabelos naquelas visitas aos museus dos tempos de escola? E que tal ver um balão subindo de verdade, bem na nossa frente? Demais!


Sem falar que essa parte do museu é ainda mais linda, com iluminação natural e espaço à vontade para se espalhar entre as inúmeras atividades. Fiquei realmente encantada - e impressionada - com o que vi.


Já na seção Sociedade os visitantes podem aprender um pouco mais sobre ecologia, química, educação, as maravilhas da Terra e muuuuito mais. 



Este artigo na verdade foi apenas um "aperitivo" do que é o Catavento Cultural, que por 3 anos consecutivos é o museu mais visitado de São Paulo. Tem muita coisa para explorar por lá, inclusive na área externa do museu, que tem um trem bacana, um avião e um espaço enorme para correr e se divertir.


Mas atenção: se você pretende visitar o museu no sábado, programe-se para chegar cedo! Aos sábados todos os museus da Secretaria de Cultura de São Paulo - inclusive o Catavento - têm entrada gratuita, e isso aumenta ainda mais a procura. Reserve pelo menos umas 4 horas para conhecer o Catavento com calma, e também para poder voltar às atividades que mais gostar. 


Vale a pena conhecer este lugar incrível sem pressa! Emoji


* Agradeço imensamente à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, especialmente à Gisele Turteltaub, pelo apoio a minha visita, e a super Gabi Carvalho pela paciente companhia. Minha entrada no Catavento Cultural foi uma cortesia cedida pela Secretaria, mas minha opinião é isenta e reflete minha experiência real durante a visita.

------------------------------------------------------------
* Catavento Cultural e Educacional
Av. Mercúrio, s/nº - Parque Dom Pedro II - Brás - São Paulo/ SP
Tel: (11) 3315-0051
Horário: terça a domingo, das 09h às 16h - permanência até às 17h
> Entrada: R$ 6,00 | Idosos, pessoas com deficiência e crianças de 4 a 12 anos ou com carteirinha escolar pagam meia entrada | Gratuito aos sábados
> Estacionamento pago no local
www.cataventocultural.org.br
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar outras opções de hospedagem em São Paulo? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

6 comentários:

  1. Sou a Paulista menos Paulista, né?
    Nunca fui lá no Catavento e agora graças a você estou morrendo de vontade de ir conhecer rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui tb e sempre achei que fosse pequeno hehehe Achei o prédio lindo lá na 1a foto!

    ResponderExcluir
  3. Karla, super bacana seu post! Este lugar realmente é adorável! Fomos em um feriado e pude notar que havia casais e famílias sem crianças também! E é um passeio que agrada a todas as idades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Liliane! É um lugar super democrático!
      Bjs,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo