19 agosto 2016

Ilhéus | Estação Rio do Braço: a transformação de sonhos e ruínas em empreendedorismo

Eu admiro as pessoas que sonham, mas admiro ainda mais as pessoas que não desistem, mesmo quando o vento não sopra a favor. A Estação Rio do Braço, em Ilhéus, é o resultado da persistência de um homem que reforça uma frase que eu gosto muito: "sonhos são possíveis quando se acredita neles".

Estação Rio do Braço - Foto: Ana Lee


Lucas Kruschewsky é o nome do sonhador (aliás, Ilhéus está cheio deles!). Dono, idealizador, pedreiro, fazendeiro... ele se encaixa em todos estes "rótulos", mas ele é, principalmente, um vitorioso que nos envolve e emociona com a história que ele mesmo escreveu e entitulou "Estação Rio do Braço", uma antiga estação de trem transformada em restaurante. Ele parece vibrar a cada cliente que chega, e isso reflete diretamente no astral e na energia desse belíssimo lugar. 

Lucas Kruschewsky - Foto: Ana Lee
Foram 4 anos de um trabalho árduo para limpar e organizar tudo. Lucas, que voltou à região para também resgatar sua própria história, conta que chegou a lavar as telhas da estação uma a uma, um trabalho pesado movido, essencialmente, a sonhos.


Rio do Braço, distrito ilheense que já foi cenário da novela Renascer (TV Globo, 1993) e preserva até hoje as ruínas de um passado doloroso, parece ter encontrado um caminho de sucesso: criar novas oportunidades através do turismo, da valorização do cacau, das suas histórias e de suas fazendas. E, segundo Lucas, "esse resgate só tem sentido se a comunidade estiver inserida".

Rio do Braço: uma vila para esquecer o wi-fi e relaxar

A Estação Rio do Braço é o Nordeste em sua melhor expressão: tem alegria, tem música, tem colorido, tem sotaque, tem culinária arretada de boa, tem alma. 



A antiga estação de trem foi reformada na raça para ser palco do resgate da autoestima de uma região devastada pela praga da vassoura-de-bruxa no final da década de 1980. Nessa época, aqueles que viviam da cultura do cacau viram sua principal fonte de renda se esvair com a chegada do fungo às plantações; muitos partiram para a cidade em busca de emprego, alguns até se mataram.





Móveis de pallets, mesas de jaqueira e a linda aparência inacabada criada pelo marrom dos tijolos ganha vida e leveza com uma decoração simples, cuidadosa e colorida, muito colorida. Sorte a sua se visitar a Estação em época de festas juninas... sua experiência será ainda mais porreta, quero dizer, especial! :)


No cardápio da estação, uma culinária regional rústica, mas com ares contemporâneos. Aqui a tradicional carne de sol é feita no forno e abraçada por um molho de laranja delicioso; a galinha caipira cisca até no pastel. Para acompanhar dá para escolher catuaba, caipirinha, uma cerveja gelada e até vinho, mas se eu fosse você pedia mesmo era um suco geladinho de cacau. A experiência pede.

Carne de sol pelo olhar guloso da super Ana Lee

O agradável espaço ao ar livre é o cenário perfeito para as crianças, que se divertem na simplicidade das brincadeiras, enquanto um forrozin gostoso e animado marca a trilha sonora deste lugar, literalmente, dos sonhos.





> A Andrea Miramontes, do blog Lado B Viagem, também escreveu sobre a Estação. Clique aqui para ler 


* Esse passeio fez parte da Presstrip do 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, que acontece anualmente em Ilhéus, com o objetivo de apresentar atrativos para produtores e consumidores de chocolate do mundo inteiro, bem como promover o incrível trabalho acerca do chocolate de origem desenvolvido no sul da Bahia.


------------------------------------------------------------
Estação Rio do Braço
Rodovia Ilhéus - Uruçuca, Km 25 | Distrito do Rio do Braço - Bahia
(73) 9.9926-6175/ 9.9924-5739
www.facebook.com/estacaoriodobraco | contato@estacaoriodobraco.com.br
Funciona sábados e domingos, das 11h às 18h - atende eventos corporativos e aniversários
*Não aceita cartão de crédito | Tem menu infantil
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar hotéis em Ilhéus? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

7 comentários:

  1. Que lindo ficou a Estação! Imagino o astral delicioso que tem lá.
    Parabéns pra ele que não desistiu de seu sonho!
    É isso aí, acreditar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Impossível não admirar alguém que, movido pela sua própria e férrea vontade, melhora o cenário do passado e o transforma em alegria para o futuro. Que bom que você teve a chance de conhecer (e nos mostrar) essa história e esse lugar!

    Um abração!

    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Leninha! Um lugar lindo, cheio de histórias interessantes! Beijos

      Excluir
  3. Como eu gostaria de localizar a família de Maria libania de Jesus em Rio do braço!sua filha Eliane libania de Jesus procura pela mãe irmãos e parentes. Eliane foi registrada no cartório de Rio do braço. Sueli Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sueli! Tudo bem? Com a ajuda de um amigo da região, vou tentar te ajudar.
      Poderia me informar algum contato seu, por gentileza? Obrigada! Boa sorte! Karla Leal

      Excluir
  4. Ola! Eu adoraria conhecer a fazenda onde foi gravada a novela Renascer, em 1993. Ela fica no distrito de Rio do Braço. Vi no youtube q o local está em ruinas. Vou para Porto Seguro em 24/09/2022. Sabe me dizer se consigo um passeio pra lá?

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo