29 agosto 2016

São Paulo | Museu do Futebol e suas memórias

São Paulo... um dia lindo, de céu azul e totalmente silencioso. Cenário bem improvável para um estádio de futebol na maior capital do país, concorda? Mas foi exatamente essa surpresa que me reservou o Pacaembu.

Ou, para os íntimos, Pacaembu

Localizado na Praça Charles Miller, o estádio tem um entorno super agradável e arborizado. Às terças, quintas e sextas rola até uma feira livre pra gente comer aquele pastel clássico, meu! E o Museu do Futebol? Ah... fica dentro do Estádio do Pacaembu. Realmente não conseguiria imaginar lugar mais apropriado para isso.

Praça Charles Miller

Mas me surpreendi mais uma vez! O Museu do Futebol fica exatamente embaixo das arquibancadas do Pacaembu. Eu juro que queria passar minha emoção através dessas linhas, porque a visita foi de arrepiar (literalmente) - e olha que eu sou daquelas fãs de futebol apenas em época de Copa do Mundo, hein?! Tá, Olimpíadas também, vai! :)

Já imaginou que genial um museu que fala sobre futebol estar localizado exatamente embaixo de uma arquibancada? Tão óbvio e, ao mesmo tempo, tão surpreendente.

Reparem nos pilares das arquibancadas

No acervo do Museu, encontramos memórias não apenas do esporte favorito da maioria dos brasileiros, mas de um país. Tudo organizado de forma lúdica e divertida, integrando perfeitamente visitantes de 0 a 100 anos. 



Jogos interativos dividem espaço com quadros, fotografias e objetos pessoais doados por torcedores, como um gesto de paixão pelo esporte.



Entre dribles e jogadas inesquecíveis, o Museu se divide em diversas salas: Grande Área; Sala Pé na Bola; Sala dos Anjos Barrocos, Sala dos Gols; Sala dos Rádios, permitindo aquela boa e velha sensação de imaginar o gol narrado pelo locutor; Sala da Exaltação, uma das mais incríveis na minha opinião, onde os hinos e os gritos das torcidas dividem a cena com projeções feitas no fundo das arquibancadas. Tem também a Sala dos Heróis e a Sala das Origens, que pontua de forma interativa a história do esporte no Brasil.

Adorei conhecer a evolução das bolas e das chuteiras... super curioso!



Difícil mesmo foi passar pela sala "Rito de Passagem", que mostra a dureza que foi enfrentar a derrota para o Uruguai em pleno Maracanã, ainda novinho em folha, na Copa do Mundo de 1950. A voz densa do Arnaldo Antunes torna a experiência ainda mais dramática e emocionante. Choro engolido... seguimos adiante! 

Passamos para a Sala das Copas, com destaque para as competições mundiais e campeonatos, tudo relacionado aos acontecimentos da época. E olha que interessante... as telas fazem o formato de uma taça, reparou?



Assim como o futebol feminino, ídolos como Pelé e Garrincha também têm seu merecido espaço no Museu. E foi interessante descobrir que, juntos, eles nunca perderam uma partida sequer pela seleção. Aprende, Neymar! :)

Depois de uma imersão futebolística, nada melhor - e mais justo - do que finalizar a visita no campo de futebol! Com o dia lindo que brindou minha visita, conhecer de perto o campo do Pacaembu fechou minha manhã com chave de ouro!



* Visitei o Museu do Futebol a convite da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, mas minha opinião é isenta e reflete minha experiência real durante a visita.

------------------------------------------------------------
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu | São Paulo/ SP
> Horário: das 9h às 16h (permanência até 17h) | Sábados, domingos e feriados – das 10h às 17h (permanência até 18h) - Fechado às segundas!
> Entrada gratuita aos sábados
> Preço (Julho/ 2016): R$ 9,00 - Meia entrada: R$ 4,50 | Deficientes e crianças até 7 anos não pagam (levar documento de identidade)
www.museudofutebol.org.br | Tel: (11) 3664-3848
*Consulte o horário do Museu em dias de jogos

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Procurando hotéis em São Paulo? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

Um comentário:

  1. Achei super interessante este Museu. Muito legal sua experiência
    Quero conhecer quando for a São Paulo.

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo