07 agosto 2014

13 programas para cariocar no Rio de Janeiro

[Post atualizado em Abril/ 2016]

Rio de Janeiro: uma das cidades mais lindas do mundo, democrática, com programas deliciosos para curtir sozinho, a dois, em família e até com seu bicho de estimação. Não importa a sua companhia, você vai encontrar um passeio que é a sua cara!

Seja-bem vindo à Cidade Maravilhosa! Sinta-se em casa e aproveite nossas dicas para cariocar na cidade!



1) Cristo Redentor
Indiscutível: é o cartão postal do Rio de Janeiro. Lá do alto a vista para a cidade é incrível. A maneira mais fácil, e mais interessante, de chegar até lá é com o trenzinho que sai da estação do Cosme Velho. Existem diversos pontos de vendas de bilhetes (site, Shopping Rio Sul, algumas agências dos Correios e em outros pontos da cidade) e crianças até 6 anos não pagam.
Para mais informações: www.corcovado.com.br

Cristo Redentor

E não dá para sair de lá sem se espremer para tirar a foto clássica! :)
Foto clássica
2) Pão de Açúcar
Apesar do preço, é um dos nossos passeios favoritos na cidade. A vista para a Urca, para a enseada de Botafogo, Baía de Guanabara... tudo de uma beleza ímpar. As árvores no entorno tornam o local ainda mais agradável; a história da evolução do bondinho através de peças antigas expostas... tudo é lindo e bastante interessante! A subida/ descida é bem rápida, não precisa ter medo! Lá em cima tem lojinhas e lanchonetes. O embarque é feito no bairro da Urca, e depois (ou antes!) você ainda pode aproveitar para passear pela Praia Vermelha, pela pista Claudio Coutinho e, se der fome, esticar até o restaurante do Círculo Militar.
Crianças até 6 anos não pagam.
Para mais informações: www.bondinho.com.br


3) Jardim Botânico
É o clássico que nunca sai de moda! Palco de exposições ao ar livre, cenário disputado para recordações e práticas fotográficas, muito espaço, muita beleza, árvores imponentes e cheias de histórias, belas orquídeas... e um cafezinho para arrematar. Só tem um problema (recente) que, a meu ver, atrapalha bastante: proibiram o estacionamento nas dependências do Jardim Botânico, e não tem nada muito próximo para substituir.

Para mais informações: www.jbrj.gov.br

Jardim Botânico

4) Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão
É onde a gente bate ponto quando a saudade do Nordeste aperta. Lugar onde a música, a comida e a alegria nordestinas se encontram em uma bagunça arretada de boa. Não deixe de ler nosso post exclusivo sobre a feira - clique aqui para ler

Você ainda pode aproveitar a visita ao bairro de São Cristóvão para conhecer o Jardim Zoológico do Rio, o Museu Militar Conde de Linhares ou o Museu Nacional, que fica dentro da Quinta da Boa Vista.

Para mais informações: www.feiradesaocristovao.org.br

Feira de São Cristóvão

5) Ilha Fiscal
Sabe aquela construção verde que você vê quando o avião está quase pousando no Aeroporto Santos Dumont? É a bela Ilha Fiscal, palco do último baile do Império e dona de uma vista incrível do Rio de Janeiro. Lugar para explorar diferentes ângulos para suas recordações da Cidade Maravilhosa.

Veja nosso post sobre a Ilha clicando aqui.

Ilha Fiscal sem filtro!

6) Lagoa Rodrigo de Freitas
Nosso destino de quase todo final de semana; adoramos este lugar! Para os íntimos, simplesmente "Lagoa". Sinônimo de vida saudável, de esporte, de energia boa. Tem atração para todos os gostos e bolsos em toda sua extensão. O Parque dos Patins, além de seus quiosques apetitosos e disputados, é ótimo para as crianças brincarem; também dá para aproveitar o outro extremo da Lagoa para andar de pedalinho (há quem faça até Stand Up Paddle), correr, andar de bicicleta (tem para alugar também ou então pegar as bikes do Itaú) ou tomar um café da manhã no Lagoon.

Lagoa Rodrigo de Freitas


7) Museu da Vida - Fiocruz
Minha mãe trabalhou na Fiocruz durante anos, mas só tive oportunidade de aproveitar este lugar incrível depois que tive filho - e precisamos voltar! Um espaço inteligente, gratuito, onde ciência e cultura se encontram, proporcionando aos seus visitantes momentos de muito aprendizado de forma lúdica, interativa e colorida.

Entrar na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por si só, já vale a visita, mas não saia de lá sem visitar o famoso castelinho, aquele que a gente vê de diversos pontos da cidade. É lindo!

Para saber mais: www.museudavida.fiocruz.br




8) CADEG - o nosso mercado municipal
Tá, eu sei que não dá para comparar o nosso mercado municipal com o de São Paulo. Nem um pouquinho, nem um tiquinho. Mas a nossa CADEG também tem o seu valor e é sempre bom descobrir preciosidades em seus corredores. O bolinho de bacalhau do Costelão é uma boa pedida!


9) Comida de boteco
O botequim está para o Rio de Janeiro assim como o pub está para Londres. E não adianta inventar desculpa: também dá para botecar em família! O Theo, por exemplo, adora esse angú aí da foto! Nossos favoritos na cidade: o angú do Bar da Amendoeira; os pastéis do Bar do Adão e o bolinho de rabada do Aconchego Carioca.


10) Ponte Rio-Niterói
Seja passando por ela ou apenas admirando de longe, a ponte que liga o Rio de Janeiro à Niterói é, na minha opinião, lindíssima. E se você tiver a oportunidade de passar por ela no banco do carona, aproveite para se encantar com a bela vista da cidade e com o sobe e desce intenso dos aviões do Aeroporto Santos Dumont. Passar na ponte durante o pôr-do-sol pode ser inesquecível!

Ponte Rio-Niterói

11) Aplaudir o pôr-do-sol
Pode parecer coisa de maluco, mas se você estiver na praia neste momento, vai entender os cariocas. Escolha a sua praia, sinta a nossa energia e entre no clima. Aqui no Rio todos são sempre muito bem-vindos!



12) Confeitaria Colombo
Linda e elegante, a confeitaria com requinte francês faz parte do patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro desde 1894. Dizem que ela já não é mais a mesma, afinal, manter o fôlego há mais de um século não deve ser fácil, mas eu particularmente adoro.


Muito mais que um chá da tarde ou um café da manhã, na Colombo vive-se uma experiência de cultura, história e sabor que atravessa gerações. A matriz, no centro da cidade, é a menina dos olhos pela sua exuberância. Já o Forte de Copacabana abriga uma filial mais modesta, mas com uma vista pra lá de privilegiada para a orla mais famosa do Brasil.

Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro do Rio
Metrô: Carioca | Funcionamento: 09h às 19h30 | Sábados e feriados fecha às 17h

13) Casa do Pontal
Um sítio enorme de 12 mil m² e isolado no bairro do Recreio abriga um museu com um acervo incrível de artistas brasileiros. Da rusticidade do Nordeste aos traços mais delicados dos paulistanos, profissões, hábitos e costumes são retratados de forma lúdica e colorida. Em alguns momentos é até possível interagir com as obras, mas infelizmente não é possível fotografar nada. Uma pena!

Lugar cheio de paz e silêncio que as construtoras imobiliárias lamentavelmente já descobriram. Vez ou outra um pássaro se anima a cantar lá fora, mas eu desconfio que até ele tem preguiça! :) A obra que eu mais gostei foi o circo, mas o desfile na Sapucaí também é de arrepiar!

A visita dura cerca de 1h30 | Estrada do Pontal, nº 3295 - Recreio | Site: www.museucasadopontal.com.br

Casa do Pontal


E você, tem algum programa favorito na cidade? Deixe sua dica na caixa de comentários! Vamos adorar recebê-la! :)


------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar outras opções de hospedagem no Rio de Janeiro? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

10 comentários:

  1. OI Karla, muito boa a sua seleção de programas no Rio. Eu preciso ir à Ilha Fiscal e ao Museu da Vida. Acredita que até hoje não fiz esses passeios com as minhas filhas?
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris! Adoro quando você vem aqui! :)
      Acredito!!! Eu também demorei séculos para conhecer estes dois lugares! E preciso voltar, principalmente ao Museu da Vida, que sempre tem novidades!
      Bjs.
      Karla

      Excluir
  2. Karla, vou linkar você no Ah Manhê!
    Sério, adorei as dicas e isso me lembrou que preciso levar meus filhos à Ilha Fiscal e na Cadeg também. E o que está faltando.
    Ah, tem o Aterro do Flamengo aos domingos também. Dá pra tirar fotos incríveis, levar patinete, bicicleta, skate...
    Obrigada pela visita e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flavia! Oba, obrigada! :)
      É verdade, o Aterro é bem legal! Mas a gente acaba indo pouco lá, mas é uma boa, porque o Theo adora correr! E lá o que não falta é espaço!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  3. Estou bem atrasada nos comentários! rsrs Mas ainda vale né?
    Bem, adorei as dicas, você abordou muito bem os pontos que os turistas (e porque não, cariocas também?) adoram visitar. É sempre bom passear pelos belos lugares que o nosso Rio de Janeiro possui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que seleção fantástica! Uma das minhas manias quando vou ao Rio é de almoçar no Delírio Tropical de Ipanema.
    Adoro o Rio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus restaurantes favoritos também, Gabi!!!!
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Karla, gosto também de ir ao Museu de Astronomia e ver a observação dos planetas. A entrada é gratuita e minha filha adora ir a este Museu. Ele fica na General Bruce em São Cristóvão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ana! Não conheço este museu. Valeu a dica!
      Bjs

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo