08 setembro 2015

São Paulo | Museu da Língua Portuguesa: para se inspirar

O Museu da Língua Portuguesa era um daqueles lugares que os amigos fissurados pela (rica) vida cultural de São Paulo sempre me diziam ser visita obrigatória, mas que só recentemente eu tive a chance de comprovar. E eles tinham razão! Eu, como uma "pessoa de Humanas" (Exatas é para os fortes!), não poderia sair de lá mais encantada.

Mas antes de entrar no Museu, eu recomendo que você já comece se encantando do lado de fora, na Estação da Luz. Faltam superlativos para tanta beleza. Não tem muito mistério, principalmente se você vai de metrô: tá tudo coladinho (Museu + metrô), junto e misturado! :)

Estação da Luz, vista da Pinacoteca do Estado

Passado o deslumbre exterior, é hora de entrar! O Museu da Língua Portuguesa fica em um prédio centenário lindo, bem no coração da cidade que mais fala português no mundo. Curioso, não? Ele é também um dos museus mais visitados do mundo.


Durante a minha visita pude conhecer a Exposição Poesia Agora, um espaço sensacional onde poetas debutantes, ainda não consagrados, mostram sua paixão pela arte de enfileirar palavras.

Escadas da Poesia

A exposição começa nas "Escadas da Poesia". Os poemas estão escritos em lâmpadas, que se acendem conforme as pessoas vão passando por elas. A proposta é que a presença dos visitantes ilumine os versos, achei genial.

"Máquinas de escrever desescrevem o silêncio"

Em seguida vem a sala de leitura/ escrita, um pedacinho interativo sem ser tecnológico - nada de touch screen por aqui. Nesta sala eu poderia ter passado de visitante a poeta, mas me contive a apenas brincar. São mais de 100 livros com palavras diferentes escritas nas lombadas (a lateral do livro), e aí basta soltar a imaginação e criar seu próprio poema, empilhando palavras. Ops... livros! Ao abrir os livros, as páginas em branco nos convidam a registrar nossa inspiração.



Um pedacinho da exposição que eu também gostei muito foi a sala da poesia de rua, onde ganham espaço as imagens retiradas das ruas de São Paulo, expostas entre tijolos, bem a cara da "selva de pedra", como São Paulo é chamada. Aqui todo mundo pode ser poeta, tem espaço para todos - é só mandar a imagem da poesia de rua por e-mail pra eles! :)




Subindo o elevador em meio a adolescentes eufóricos (compreensível até), cheguei a uma sala gi-gan-tes-ca que abriga o acervo fixo do museu. Um telão enorme de 106 metros de comprimento que ocupa toda a extensão da Estação da Luz retrata a riqueza da nossa língua. Eu achei fascinante, pena que não tive muito tempo para explorar... (mas voltarei!)



A evolução da nossa língua está espalhada nas paredes do Museu, com curiosidades de determinados períodos e destaque para importantes escritores e comunicadores.


Adorei as telas que mostram as adaptações que nós, brasileiros, fazemos de palavras e expressões, dando a elas um novo sentido. Comer abobrinha ou falar abobrinha? E se tudo acabar em pizza? Super curioso!


E, claro, o internetês não poderia ficar de fora!

Ñ deixe de visitar, blz? É D+!

Vai visitar o Museu da Língua Portuguesa? Aproveite para conhecer também:
> Pinacoteca do Estado
>> Memorial da Resistência

* Agradeço imensamente à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, especialmente à Gisele Turteltaub, pelo apoio a minha visita, e a super Gabi Carvalho pela paciente companhia. Minha entrada no Museu da Língua Portuguesa foi uma cortesia cedida pela Secretaria, mas minha opinião é isenta e reflete minha experiência real durante a visita.

------------------------------------------------------------
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/n - Centro | São Paulo/ SP
Tel: (11) 3322-0080
Terça a Domingo - 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h) | Fechado às segundas
Ingresso: R$ 6,00 - Entrada gratuita aos sábados
* A exposição Poesia Agora fica até o dia 27/set/2015
www.museudalinguaportuguesa.org.br
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Paulo? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.


Um comentário:

  1. Que máximo, adoro esse cantinho de São Paulo e esse museu. Preciso voltar lá, essas instalações eu ainda não vi. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo